quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Rejuvenescimento facial

Quem nunca ouviu falar em Botox? Esse é o nome popular da Toxina Botulínica e o procedimento de sua aplicação ainda é o campeão em consultórios dermatológicos quando o objetivo é combater as rugas. Utilizado unicamente para fins médicos, o produto, ao ser injetado em pequenas doses, bloqueia a liberação de acetilcolina e o músculo não recebe a mensagem para contrair. Como resultado dessa interferência na capacidade de contração muscular, as linhas de expressão são suavizadas.

O produto surgiu no final da década de 60 e era usado para o tratamento não cirúrgico do estrabismo. Futuramente, foi liberado para fins estéticos. Ele possui um efeito que dura entre quatro e seis meses, podendo ser aplicado novamente após esse período. Diferente do que muitos acham, a toxina botulínica é também utilizada para tratamento em crianças com problemas musculares, já que ela permite, depois de aplicada na zona em causa, que a criança tenha mais flexibilidade muscular.

As regiões do rosto mais beneficiadas pela técnica são as rugas da testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha e qualquer ruga que se forme na região dos olhos. As linhas de expressão que aparecem no limite dos lábios superiores, principalmente dos fumantes, também podem ser tratadas com a toxina.

Assim como qualquer outro tratamento estético, a Toxina Botulínica também apresenta riscos. Entre os maiores está o exagero na dosagem, que pode resultar em assimetria facial e pálpebra caída. Em casos mais extremos, pode provocar botulismo, uma doença grave que paralisa os músculos. Quando mal aplicado, provoca aquele efeito máscara, que não é natural e nenhuma mulher quer. Esse tipo de tratamento é contra indicado apenas para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pessoas com doenças autoimunes e neurológicas.

Um dos maiores problemas do Botox é o preconceito que a sociedade mantém com quem pretende experimentar, alegando perda de naturalidade e expressão espontânea. De fato, isso pode ocorrer. Porém, apenas quando aplicada em doses exageradas ou em áreas não demarcadas. Um médico competente e que domina a técnica sabe que o objetivo do Botox é eliminar a ruga, não a expressão natural do paciente, e doses controladas são imprescindíveis para essa naturalidade.

Gostou? Marque sua consulta na Medibel!

Um comentário: