quarta-feira, 10 de julho de 2013

Reduzir as medidas ou a saúde?

Com o avanço da estética, tanto mulheres quanto homens estão cada vez mais a procura do corpo perfeito. Além da face, o peso está entre os principais incômodos e, para diminuí-lo, muitas pessoas passam a fazer as dietas da moda, colocando a própria saúde em risco.

Perder peso não implica passar fome, mas sim comer de tudo de uma forma controlada, espaçada, mastigando bem os alimentos e comendo devagar. As dietas que prometem milagres em pouco tempo fazem com que as pessoas abdiquem de alguns alimentos ou ingiram uma medicação específica por um tempo determinado, sem levar em conta que cada um tem necessidades diferentes.

Como consequências comuns de quem adere a essas "dietas milagrosas", as pessoas que as realizam por tempo prolongado têm queda de cabelo com maior frequência, unhas mais frágeis e a pele perde o brilho, podendo aparecer círculos escuros sob os olhos. Tais deficiências são causadas pela carência de alguns nutrientes não ingeridos durante o período de realização.

Esses tipos de dieta também atingem e alteram o organismo. Ao comer pouco, a própria pessoa faz com que o metabolismo seja mais lento, "ensinando" o corpo a se agarrar as poucas calorias que foi ingerido. Ao final da mesma, o organismo, já ensinado, não vai utilizar as propriedades do alimento da forma correta, fazendo que o corpo reponha as calorias perdidas em um curto período de tempo e possivelmente ganhando mais peso do que tinham antes de iniciar a dieta.

Mesmo que seja uma maneira mais difícil, antes de começar qualquer processo para a redução de peso, consulte um nutricionista. O especialista vai auxiliá-lo durante todo o período, além de criar uma dieta personalizada levando em conta todas as suas necessidades e o mais importante, zelando pela sua saúde e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário